Sobre a nossa Loja

 

HISTORIA DA CRIAÇÃO DA LOJA UNIÃO E HARMONIA CASANOVENCE.

 

Em julho de 1992, chegou a Casa Nova para gerenciar o Banco do Brasil, proveniente de Ibirataia - BA. Agamenon Gomes de Medeiros, natural de Remanso – BA, Maçom dedicado, logo procurou por uma Loja Maçônica para freqüentar, sendo a mais próxima localizada no Oriente de Juazeiro a 66 km distantes desta cidade, o que tornava um pouco cansativo ter que se deslocar semanalmente até aquela localidade. Mas não tinha outra alternativa e logo conheceu o Irmão José Luciano de Oliveira Melo, natural de Cruz das Almas – BA, que lhe fazia companhia até juazeiro aonde íamos regularmente e na estrada, fazíamos os planos para criação de uma oficina em Casa Nova, formando assim uma mine diretoria.

 

Contatamos os maçons residentes em Casa Nova, mais só os senhores Walter Ribeiro dos Santos (Nego Walter) e Raul Santos Filho (Raulzinho), maçons pertencentes à Loja Harmonia e Amor de Juazeiro, que se achavam irregulares por falta de freqüência, se dispuseram a regulariza-se perante a Loja, para compor o quadro para a criação da Loja de Casa Nova, com satisfação e muita disposição para trabalharem em prol deste objetivo. Intermediamos a regularização dos irmãos junto a Loja de Juazeiro, o que fizeram com muito prazer, mas a maioria dos irmão daquela oficina, não acreditavam na criação da loja em Casa Nova, visto que os mesmos já haviam tentado e não conseguiram. Neste período chegou um supervisor no banco do Brasil o Sr. José Washington Menezes, totalizando 5 (cinco) mestres, faltando apenas dois para completar os 7 (sete) mestres necessários.

 

Reuníamos sempre que necessário em minha residência ou no escritório da EBDA, onde trabalhava Luciano, com muito carinho e dedicação, começamos o trabalho. Apresentamos para serem iniciados na Loja Maçônica União do Grande Lago em Remanso os profanos João Claudino de Lima, funcionários do Banco do Brasil e George Cesar Carvalho da Silva, comerciante. Cláudio Manoel dos Santos, comerciante e Agenildo Gomes de Medeiros, funcionário do BANEB, para iniciação na Loja Harmonia e Amor de Juazeiro-Ba. Co-irmãs que se dispuseram a nos ajudar.

 

O irmão Cláudio nos cedeu um deposito junto à delegacia de policia, onde toda a reforma e adequação do prédio as normas maçônica, iniciaram com recurso e trabalho pessoal dos maçons anteriormente citados.

 

Para conclusão das obras, nos faltou uma parte de madeira para o telhado e decidimos pedir este material ao Prefeito Zé Totonha. Marcamos o horário, nomeamos o irmão Cláudio para fazer o pedido em nome do grupo e deslocamos todos até a residência do Prefeito. Lá chagando, fomos informados que o mesmo se encontrava em reunião na casa da vereadora Detinha, para onde seguimos, fomos bem recebidos e ficamos aguardando na sala, um pouco pelo Prefeito. Zé Totonha quando chegou, cumprimentou a todos e perguntou qual a finalidade de nossa visita o que logo falou o nosso porta voz Cláudio! “Zé, eu fui escolhido para fazer uma coisa que eu não gosto que é pedir, mas quando eu peço não gosto que me neguem”, e fez o pedido Zé Totonha respondeu! Depois de um pedido destes não tenho alternativa se não fazer a doação.

 

Concluímos os trabalhos e lá estava um maravilhoso Templo dedicado a virtude. Com um pouco de cada um de nos e muito auxilio do Grande Arquiteto do Universo, em 12 de novembro de 1994, fundamos a Loja UNIÃO e HARMONIA Casanovense nº 136, cujo nome é uma homenagem as duas Loja que nos auxiliaram UNIÃO do Grande Lago nº 112, oriente de Remanso – BA. e HARMONIA e Amor nº 12, Oriente de Juazeiro – BA.